sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PARTE IV - AS BATATAS FRITAS SABOROSAS DE JAN

Jan adora batatas fritas e adora fazê-las. Já tínhamos procurado a panela especial para fritá-las. O que achamos na loja chinesa, a que tem tudo. Sào quatro lojas chinesas em Estremoz, as únicas que ficam abertas na hora do almoço.
Vou explicar o processo e vocês vão ter a melhor batata frita caseira possível, macia dentro, crocante por fora e feitas na hora. Saindo da panela direto para o paladar.
Batatas fritas prontas para o paladar.

Primeiro batatas inglesas para fazer batatas palito francesas. Em Portugal achamos facilmente diferentes espécies de batatas e sempre preferimos uma batatas escurinhas que cozinham mais rápido e que poucas vezes vi no Brasil. A diversidade desse tubérculo (Solanum tuberosum L.) nessas terras lusitanas não se compara à do Peru, país de origem desse alimento, onde existem mais de 4.300 variedades, algumas que remontam a oito mil anos, segundo a FAO. Nós usamos no Brasil principalmente a variedade chamada Mondial, comprida, de casca amarela e polpa branca, boa para cozimento e amassamento na forma de purê. Uma outra espécie comum aqui é a Atlantic, que é oval, polpa branca e casca áspera ideal para fazer batatas fritas em rodelas. Em casa compramos principalmente a Asterix, que tem casca num tom de vermelho e polpa amarelo-claro, mais indicada para as famosas batatas palito.

Ingredientes:
Batatas, melhor as do tipo Asterix, na quantidade ao gosto do freguês ou a depender da gulodice dos comensais.
Óleo para fritar
Panela especial com grade de fritura
Papel de cozinha para enxugar
Sal só na mesa, depois da fritura e a gosto.
Jan meu bárbaro holandês guloso que adora fritas!
Alguns bárbaros selvagens, como Jan, costumam estragar o sabor das batatas fritas com maionese e ketchup. Que o façam se o fazem com prazer.
Para mim batatas fritas só pedem sal.








Descascando aquelas batatas escurinhas.



Como fazer:

1- Descasque as batatas. Com um descascador é bem mais rápido.
Batata Asterix já descascada.


Cortador de batatas palito.
2 - Corte na forma dos famosos palitos franceses. Com um cortador desses é bem mais eficiente.
Adoro os instrumentos europeus. Tudo funciona, para despelar, moer, ralar, cortar, abrir latas, afiar, misturar, bater, processar e tudo o mais que se queira fazer na cozinha.
Colocando as batatas sem as pontas no cortador.
Zás, as batatas cortadas perfeitas.
Batatas palitas cortadas perfeitas.

   











Batatas palito perfeitas prontas para a fritura.



3 - Coloque bastante óleo na panela especial, aquela que tem uma grade de fritura onde ficam as batatas.
Usamos dois litros de óleo nessa panela funda e em Portugal há um óleo especial chamado Fula que diminui o cheiro da fritura.
Esse óleo é reaproveitável, não queima, é guardado dentro da própria panela depois de usado, não precisa colocar no frigorífico (como aqui se chama geladeira), pode ser usado até 10 a 15 vezes, desde que não se use para fritura de outros alimentos. Não há problema de clima porque aqui está muito quente.

















Nosso óleo para batatas fritas.
Fula Alimentos é um óleo 100% vegetal (mistura de milho, amendoim, girassol, entre outros) que inclui essências de ervas aromáticas que reduzem o cheiro a fritos. Da propaganda desse óleo consta que "os cozinhados lá em casa vão continuar deliciosos, porque Fula não altera o sabor dos alimentos, mas agora já não tem de se preocupar com os cheiros desagradáveis". Mais:  "9 entre cada 10 consumidoras (eita país machista) consideram que o novo Fula é de facto eficaz a evitar o cheiro a fritos em casa!", de acordo com estudo efetuado junto de 290 consumidoras em agosto de 2009.
Que anúncio cópia daquele antigo glamouroso que dizia: 9 entre 10 estrelas de Hollywood usam o sabonete Lever primeiro, e Lux depois. Desde a década de 30.
NOVO reduz o cheiro a fritos
Propaganda do óleo Fula.
Para descartar o óleo usado, o que tem a ser feito é tão simples que mais parece uma brincadeira de criança. Basta colocá-lo numa garrafa de plástico, tapar bem a garrafa e levá-lo, aqui em Portugal para um oleão. No Brasil só colocar na lixeira e nunca derramar na pia.
Dê um final feliz ao óleo da casa e garanta um futuro melhor para seus filhos e netos e para o planeta. Isso se chama valorizar o óleo alimentar usado e é um assunto sério.
De verdade, para outras frituras só usamos azeite de oliva extra-virgem ou manteiga.

Primeira fritura: cuidado que é quente mesmo!
4 - Quando o óleo está fervendo e chiando, frite a primeira vez por cerca de 4 a 5 minutos, em porções separadas, de modo que haja espaço entre as batatas.

Batatas quarando e secando o óleo.












5 - Tire as batatas da panela e estenda em papéis de cozinha para secar, enxugando-as de uma a uma. Você vai ter uma quaração de batatas ou um estendal de batatas palito.
Deixe as batatas já fritas e enxutas, o que tira o excesso de óleo, num recipiente esperando por
uma hora.



Batatas enxutas à espera da segunda fritura







6 - Depois desse tempo, enquanto a boca saliva e o estômago ronca, frite pela segunda vez, nas mesmas condições, por mais 3 a 4 minutos.

Elas ficam amarelinhas, meio douradas e deliciosas.
Podem acreditar.




Que já começou.

Jan tomando conta da fritura.



























Regra para não engordar (tanto): faça uma a duas vezes por semana. Aqui fazemos duas vezes por semana.

Se você quer usar batatas congeladas de supermercado siga as mesmas regras, indo direto para a primeira fritura, secando, esperando e fritando de novo. Não precisa descongelar, aliás nunca, nunca mesmo descongelar.
Dica interessante: é aconselhável cozinhar as batatas para outras receitas sempre com casca, pois os nutrientes existentes na camada secundária abaixo da pele são muito importantes para a saúde.
Se tiver que cozinhar batatas despeladas, aproveite a água da cozedura para colocar nas plantas, poia a água é rica em fósforo, potássio e outros elementos que as plantas adoram

Assim como as plantas também adoramos as batatas fritas!

Chamamos batata frita tipo palito, mas não se sabe exatamente a verdadeira origem dessa delícia, a descussão ficando para o país criador entre Bélgica, França e Espanha. Em 1861 o historiador belga Jo Gerald já menciona batatas sendo fritas na região da Bélgica (na época Países Baixos espanhóis).
Na França há registros de receitas de batatas fritas no livro "Les Soupers de la Cour", de Menon, em 1758.

Sempre se usa o nome "French fries"(em inglês), batatas francesas, fritas francesas como uma alusão a sua suposta origem francesa. Há ainda a alegação de que o prato foi criado na Espanha, primeiro país a receber as batatas do Novo mundo. De acordo com o curador do Frietmuseum (atenção, um museu de batatas fritas), em Bruges na Bélgica, o Professor Paul Ilegems, Santa Teresa de Ávila teria fritado as primeiras batatas de acordo com o costume da cozinha mediterrânea de pratos fritos.

Santa Teresa de Ávila, por mais isso lhe adoramos.
Quase um milagre esse das batatas fritas, fritas por santas mãos, perdurando por séculos e séculos, amén.

Referências:
Óleo Fula - www.fula.pt
Anúncios Lever/ Lux - http://revistaquem.globo.com/Quem/0,,EMI301936-18528,00-OS+SLOGANS+DE+LUX.html
Origem da batata frita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata_frita
Frietmuseum ou museu da batata frita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frietmuseum























Nenhum comentário:

Postar um comentário